04/09/2014

Pai, cão, Nonó

Olá meninas! Antes de mais este post serve para vos explicar o meu afastamento do blog. 

Afastei-me basicamente no final de Março/início de Abril altura em que o meu pai foi internado no hospital para fazer exames. Esteve internado 6 semanas portanto os meus dias eram passados lá, e a trabalhar na loja. Depois dele sair do hospital (sem diagnóstico) começou a ser acompanhado no Ipo, fazer tratamentos (radioterapia), e acabou por falecer dia 24 de Julho com 55 anos sem nenhum aviso, sem ninguém nos explicar realmente o estado dele. Tínhamos apenas descoberto que era cancro de Pulmão duas semanas antes de ele falecer. 

Portanto cabeça para fazer posts a falar de beleza e afins, não existe. O meu pai era o meu mundo, fiz tudo o que podia por ele, corremos dezenas de médicos, centenas de kms feitos basicamente para nada. Ninguém descobria nada e quando descobriram era tarde demais. O meu pai teve cancro de pulmão e quando descobriram supostamente era estágio 4. Nunca nenhum médico nos explicou verdadeiramente a situação, ele andava a fazer tratamentos e estava a melhorar das dores que tinha.  

Depois de ele falecer existe todo uma burocracia para tratar em que basicamente o tempo para luto é nulo, o que até ajuda. Perder um pai é impensável, ainda para mais um pai como o meu. Eu sei que o "nosso" pai é sempre o melhor homem do mundo mas o meu era o pai que sempre me apoiou, esteve lá, me deu na cabeça e me deu muito amor. E também tinha a minha mãe para cuidar porque perder um pai é difícil mas perder o homem da nossa vida que está conosco à quase 40 anos é perder o chão. 

Três semanas depois de perder o meu pai, perco o meu cão de linfoma. O meu primeiro cão, tinha 11 anos, ainda era novo e em 4 dias perdi-o também. Revivi tudo o que vivi com o meu pai, o que doeu ainda mais. Tive que o abater. A decisão mais difícil da minha vida. Fazer ou não fazer? Mas tive que deixar de ser egoísta e por muito que me doesse o meu puto estava a sofrer e não era justo com ele. No dia 14 de Agosto às 18h perdi o meu cão.

Hoje leio que a Nonó morreu, a menina de 5 anos. A menina que eu mostrava ao meu pai quando as forças já não eram as mesmas e lhe dizia que se uma criança de 5 anos consegue combater um cancro com aquela alegria, ele também conseguia. Quando li que a menina depois de ter retirado o rim, até tinha adiado a cirurgia ao pulmão porque já não era tão urgente fiquei muito feliz. Existia uma esperança. Uma esperança para ela e para todos os que lutam contra um cancro. Porque se alguém consegue vencer, quem sabe o outro não consegue também?

O mundo está podre. Não é justo morrerem pessoas assim, tão cedo. O meu pai nunca conheceu um neto, a nonó nunca sequer foi à escola ou aprendeu a ler. Não é justo. 

Desejo a maior força à família da Nonó porque vão precisar e lembrem-se do que ela gostaria que fizessem. Eu não me enfiei em casa porque não era isso que o meu pai iria querer. Estar com os nossos é o mais importante pois nunca sabemos quando é o nosso último dia. 

Obrigada a todas pelas mensagens que me enviaram aquando do falecimento do meu pai. E obrigada a quem teve paciência de ler isto até ao fim. Tentarei voltar ativamente ao blog mas para já estou dedicada à loja que nesta fase esteve um pouco OFF.

Obrigada





22 comentários:

  1. Lamento que tenhas de passar por estas situações...
    infelizmente compreendo perfeitamente... o meu pai tb foi internado e no outro dia estavam a ligar-nos a dixer k faleceu.. tivemos um choque.. pk supostamente era uma simples infecção pulmonar.. kando afinal era cancro e os medicos ainda nao nos tinham dito!!
    Vas ultrapassar este momento dificil da tua vida e vas ser capaz de rir e falar e reviver as memorias maravilhosas k tinhas com o teu pai.. para mim é cm uma terapia poder contar historias k incluem o meu pai.. de certeza k te fara bem tb..
    Lamento imenso tb o que aconteceu ao teu cao.. mas tomaste a melhor decisao para ele..
    Desejo-lhe as maiores felicidades e muita força para ti e a tua familia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nisa. Todos os dias falo dele, e recordamos momentos dele e do meu cão também. Apenas o físico deles se foi porque as memórias ficaram cá todas.
      Os médicos infelizmente fazem o que querem e ainda lhes sobra tempo.
      Com o tempo vamos conseguindo fazer uma vida "normal", incompleta mas "normal"
      beijinhos e obrigada
      E os meus sentimentos pelo teu pai

      Eliminar
  2. Muita força, tantas perdas em tão pouco tempo... bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Que haja luz no teu caminho e muito amor!!♥♥

    ResponderEliminar
  4. Oh lamento Janina, nao sabia de nada, li agora mesmo, espero que tenhas muito força pois já sabe que custa muito estas situaçoes e a dor é mt grande. Mas o teu Pai não vos quer ver sofrer por isso muita FORÇA e muita CORAGEM é que te desejo a ti e a tua familia.

    qualquer coisa eu estou deste lado e sabes onde me encontrar para o caso de precisares de algo, desculpa não saber mais cedo nem sei se avisas te ou nao! mas sou mt aluada.

    Beijinhos querida e força

    ResponderEliminar
  5. Muita força :) não há palavras para expressar tamanha tristeza. Não digo que imagino o que estás a passar, porque não imagino. Deve ser muito dolorosa ver alguém que amamos tanto e tão novo perder a vida.

    Beijinho grande e muita força!

    ResponderEliminar
  6. pois, a vida às vezes consegue ser muito injusta e cruel.... e parece que há alturas em que vem tudo junto, são dores atrás de dores, desilusões atrás de desilusões, como se a vida nos estivesse a por à prova... Muita força para ti a para a tua família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não consigo imaginar a dor pela qual tens passado, e todas as palavras soam inúteis aos ouvidos de quem sofre. Mas quero dizer que te desejo toda a força do mundo e que não desanimes. Onde quer que esteja, o teu pai há-de estar orgulhoso da filha que criou e que se manteve ao seu lado até ao fim.
    Muita força, querida.

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida! A vida é mesmo muito injusta... Eu também já passei por grande perdas (a minha avó, a minha mãe e o meu 1º gato) e a única coisa que me foi confortando foi pensar que as memórias, nunca, ninguém me pode tirar... Tem muita coragem e força! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Lamento mto, mto mesmo! :(((

    Força! Com o tempo conseguirás "respirar" melhor. Vai ser difícil aceitar, mas consegui-lo-ás!

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt
    Facebook do blog: https://www.facebook.com/pprettyplease

    ResponderEliminar
  10. lamento imenso, não sabia!
    é preciso ter muita força para combater essa dor, mas tu consegues! não imagino perder o meu pai assim!
    Muita força!!!!

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  11. Oh Janina :(
    não fazia a menor ideia...
    muita força para ti e para a tua Mãe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nem consigo dizer nada.
    A tua história é a minha...Incluindo a parte do cão:´(
    Lê se quiseres....
    http://ascoisasquemelembro.blogspot.pt/2010_05_01_archive.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu post não conta o que aconteceu..
      Mas foi mais ou menos, o meu pai, com 54 anos acabados de fazer, acordou um dia mal-disposto e morreu 5 semanas depois, com um cancro neuroendócrino, raro, e difícil de diagnosticar.
      Acabou por morrer sem se descobrir onde era o tumor principal, as metásteses no fígado mataram o meu pai...
      E levaram um pedaço de mim...

      E quanto ao cão, a nossa pequenota morreu pouco tempo depois...
      Não acho que sejam coincidências, os animais são muito sensíveis.

      Eliminar
    2. Nós chegamos a descobrir o principal mas de nada adiantou :S

      sim, os cães sentem e muito. Acredito que se o meu pai tivesse falecido em casa, os meus cães iam dar sinal horas ou dias antes :S

      Eliminar
    3. Hoje enviaram-me isto:
      http://cmtv.sapo.pt/flash_vidas/detalhe/marta-aragao-pinto-escreve-livro-sobre-a-morte-dos-pais.html

      Identifico-me tanto com tudo o que ela diz. Acho que todas nós entendemos. É daquelas coisas que um olhar basta. No funeral do meu pai, quem lá estava que tinha perdido pai ou mãe não me disse uma palavra, olhou-me nos olhos apenas e abraçou-me, beijou-me. Não há palavras...
      Fartei-me do "força", "coragem", "também perdi o meu avô/ avó que me criou"....Ninguém entendia nada. Muito menos que um avô, por muito querido que seja , é diferente. Eu também perdi a minha avó que me criou, a mão do meu pai, e é diferente. Muito.

      Eliminar
    4. Não me lembro se deixei o link no comentário anteiror..
      http://cmtv.sapo.pt/flash_vidas/detalhe/marta-aragao-pinto-escreve-livro-sobre-a-morte-dos-pais.html

      Eliminar
    5. Sim isso da força até me irrita. E o "tens que apoiar a tua mãe", " tens que ser forte pela tua mãe".
      A minha mãe perdeu o homem da vida dela, após 40 anos juntos.
      Mas eu também perdi o meu pai. Não desejo a ninguém mas só quem passa pelas situações é que se sabe o que está a sentir.
      Ainda hoje vejo um carro parecido com o dele e ponho-me a ver se é ele que vem lá dentro. não dá para acreditar :(

      Eliminar
  13. Os meus sentimentos. Infelizmente a vida é injusta, é ruim mesmo....
    Esteja onde estiver , o teu pai nunca te abandonará.
    Continua a enchê-lo de orgulho todos os dias, ele estará sempre a ver-te.
    beijo

    ResponderEliminar
  14. Minha querida, minha mãe faleceu com cancro de pâncreas e andou dois anos em hospitais e nunca nos disseram nada... só descobri que era cancro uns meses antes de ela falecer e foi-me dito por uma enfermeira. O médico nunca nos disse nada... não entendo esta atitude dos médicos!
    Depois de ela falecer, nos anos seguintes, perdi meus dois cães que estavam comigo há 10 e 11 anos... logo de seguida perdi meu gato que estava comigo há 10 anos ... eram meus e de minha mãe como se fosse tudo o que me restava dela :'(
    É uma dor eterna... sei bem o que sentes ! :(
    Beijos ♡♡

    http://biaeobeautyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Lamento imenso Janina. Também já perdi a minha avó para o cancro e sei o quão doloroso pode ser.
    Sê muito forte!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente a vida é mesmo injusta... Lamento muito. Desejo-te a maior força do mundo. Muitos beijinhos e sê feliz!

    Maria.

    ResponderEliminar