23/05/2011

NÂO aos Testes em Animais

Olá meninas, hoje venho-vos tentar sensibilizar para um assunto muito importante. Os testes em animais. Eu há já algum tempo que me preocupo com o assunto mas a minha preocupação tem vindo a aumentar. Eu não sou um modelo para ninguém pois ainda uso alguns produtos que testam mas se toda a gente substituir alguns dos seus produtos por outros que não testam em animais já é um avanço. Eu tenho tentado melhorar nesse aspecto.Muitas meninas por vezes me perguntam se esta ou aquela marca testa em animais. Então decidi fazer um post dedicado a isso. O post vai ser longo mas vale a pena ler.


"O que são os testes em animais?
Todo e qualquer experimento com animais cuja  finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.
Quando nos referimos aos animais, independentemente da espécie, raça, cor ou sexo, partimos do pressuposto que são vidas, sentem dor, medo e tudo mais que podemos sentir.
Diferentemente do que muitos pensam, os animais não estão aqui para nos servir. É nosso dever respeitá-los e protegê-los como seres vivos.
Já existem inúmeras métodos substitutivos eficientes e eficazes que podem e já estão sendo usados nessa área. Isso sem falar dos modernos processos de análise genômica e sistemas biológicos in vitro, que vêm sendo muito bem utilizado por pesquisadores brasileiros. Sem falar que culturas de tecidos, provenientes de biópsia, cordões umbilicais ou placentas descartadas, dispensam o uso de animais. Vacinas também podem ser fabricadas a partir da cultura de células do próprio homem.
Quando um medicamento chega ao mercado, são os consumidores as primeiras cobaias de fato, independentemente da quantidade de testes conduzida previamente em animais. Somente os humanos podem exibir efeitos desejáveis ou colaterais na espécie para qualquer substância testada. A indústria vivisseccionista não apenas coloca em risco nossas vidas como impede que outras vidas sejam salvas.

Os Testes Mais Comuns
Teste de Irritação dos Olhos: É utilizado para medir a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. Os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize, pois são baratos e fáceis de manusear. Seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados. Para prevenir a que arranquem seus próprios olhos (auto-mutilação), os animais são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram suas pálpebras. Durante o período do teste, os animais sofrem de dor extrema, uma vez, que não são anestesiados. Embora 72 horas geralmente sejam suficientes para a obtenção de resultado, a prova pode durar até 18 dias. Muitas vezes, usam-se os dois olhos de um mesmo coelho para diminuir custos. As reações observadas incluem processos inflamatórios das pálpebras e íris, úlceras, hemorragias ou mesmo cegueira. No final do teste os animais são mortos para averiguar os efeitos internos das substâncias experimentadas. No entanto, os olhos de coelho são um modelo pobre para olhos humanos.
- a espessura, estrutura de tecido e bioquímica das córneas do coelho e do humano são diferentes;
- coelhos têm dutos lacrimais mínimos (quase não produzem lágrimas);
- resultados de testes são sujeitos às interpretações ambíguas;
- o que aparenta ser um dano grave para um técnico pode parecer brando para um outro.
  
Teste Draize de Irritação Dermal: Consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva). Substâncias aplicadas à pele tosada do animal. Observam-se sinais de enrijecimento cutâneo, úlceras, edema etc..
 
Teste LD 50: Abreviatura do termo inglês Lethal Dose 50 Perercent (dose letal 50%). Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes. Cada teste LD 50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. A prova consiste em forçar um animal a ingerir uma determinada quantidade de substância, através de sonda gástrica. Isso muitas vezes produz a morte por perfuração. Os efeitos observados incluem dores angustiantes, convulsões, diarréia, dispnéia, emagrecimento, postura anormal, epistaxe, supuração, sangramento nos olhos e boca, lesões pulmonares, renais e hepáticas, coma e morte. Continua-se a administrar o produto, até que 50% do grupo experimental morra. A substância também pode ser administrada por via subcutânea, intravenosa, intraperitoneal, misturada à comida, por inalação, via retal ou vaginal. As cobaias utilizadas incluem ratos, coelhos, gatos, cachorros, cabras e macacos. No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados. Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando o LD 50 é usado para testar substâncias claramente seguras, é praxe buscar a concentração que forçará a metade dos animais à morte. Assim os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades da substâncias proporcionalmente impossíveis de serem ingeridas acidentalmente por um ser humano. Este teste não se constitui em método científico confiável, haja vista que os resultados são afetados pela espécie, idade, sexo dos animais, bem como as condições de alojamento, temperatura, hora do dia, época do ano e o método de administração da substância. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado através dos animais.
 
Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: Animais são obrigados a inalar fumaça e se embriagar, para que depois serem dissecados, a fim de estudar os efeitos de suas substâncias no organismo. Mesmo sabendo que tais efeitos já são mais do que conhecidos.
Experimentos de Comportamento e Aprendizado: A finalidade é o estudo do comportamento de animais submetidos a todo tipo de privação (materna, social, alimentar, de água, de sono etc.), inflição de dor para observações do medo, choques elétricos para aprendizagem e indução a estados psicológicos estressantes. Muitos desses estudos são realizados através da abertura do cérebro em diversas regiões e da implantação de eletrodos no mesmo, visando ao estímulo de diferentes áreas para estudo fisiológico. Alguns exemplos: Animais têm parte do cérebro retirada e são colocados em labirintos para que achem a saída; animais com eletrodos implantados no cérebro são ensinados a conseguir comida apertando um botão, caso apertem um botão errado recebem um choque elétrico; animais operados e com estado meramente vegetativo são deixados durante dias inteiros em equilíbrio, sobre plataformas cercadas de água, para evitar que durmam. Filhotes recém nascidos são separados de suas mães etc..
Experimentos Armamentistas: Os animais são submetidos a testes de irradiação de armas químicas (apresentando sintomas como vômito, salivação intensa e letargia). São usados em provas biológicas (exposição à insetos hematófagos); testes balísticos (os animais servem de alvo); provas de explosão (os animais são expostos ao efeito bomba); testes de inalação de fumaça, provas de descompressão, testes sobre a força da gravidade, testes com gases tóxicos. São baleados na cabeça, para estudo da velocidade dos mísseis. Os animais normalmente usados são ovelhas, porcos, cães, coelhos, roedores e macacos. Os testes são executados meramente para testar a eficiência de armas de guerra, e não para aperfeiçoar o tratamento de vítimas de guerra.
  
Pesquisa de Programa Espacial: Em geral são usados macacos e cães.  Normalmente os animais são lançados ao espaço por meio de balões, foguetes, cápsulas espaciais, mísseis e pára-quedas. São avaliados os parâmetros fisiológicos das cobaias por meio de fios, agulhas, máscara etc.. Testes comportamentais e de força da gravidade também são realizados.
Teste de Colisão: Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.
Pesquisas Dentárias: Os animais são forçados a manter uma dieta nociva com açúcares durante três semanas ou têm bactérias introduzidas em suas bocas para estimular a decomposição dos dentes. Depois disso, são submetidos aos testes odontológicos. Muitas vezes, os animais têm suas gengivas descoladas e a arcada dentária removida. Os animais mais usados são macacos, cães e camundongos.
   
Dissecação: Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.
Cirurgias Experimentais e Práticas Médico-Cirúrgicas: Cães, gatos, macacos e porcos são usados como modelos experimentais para o desenvolvimento de novas técnicas-cirúrgicas ou aperfeiçoamento das já existentes. Cirurgias toráxicas, abdominais, ortopédicas, neurológicas, transplantes são constantemente realizadas. Não é raro ver animais mutilados, tendo seus membros quebrados, costurados, decapitado sem nenhum uso de anestesia!
01) Descoberta da relação entre colesterol e doenças cardíacas.
02) Descoberta da relação entre o hábito de fumar  e o câncer, e a nutrição e câncer.
03) Descoberta da relação entre hipertensão e ataques cardíacos.
04) Descoberta das causas de traumatismos e os meios de prevenção.
05) Elucidação das muitas formas de doenças respiratórias.
06) Isolamento do vírus da AIDS.
07) Descoberta dos mecanismos de transmissão da AIDS.
08) Descoberta da penicilina e seus efeitos terapêuticos em várias doenças.
09) Descoberta do Raio-X.
10) Desenvolvimento de drogas anti-depressivas e anti-psicóticas.
11) Desenvolvimento de vacinas, como a febre amarela.
12) Descobrimento da relação entre exposição química e seus efeitos nocivos.
13) Descoberta do Fator RH humano.
14) Descoberta do mecanismo de proteína química nas células, incluindo substâncias nucléicas.
15) Desenvolvimento do tratamento hormonal para o câncer de próstata.
16) Descoberta dos processos químicos e fisiológicos do olho.
17) Interpretação do código genético e sua função na síntese de proteínas.
18) Descoberta do mecanismo de ação dos hormônios.
19) Entendimento da bioquímica do colesterol e "hipercolesterolemia" familiar.
20) Produção de "humulina", cópia sintética da insulina humana, que causa menos reações alérgicas.
21) Entendimento da anatomia e fisiologia humana.

O Que Fazer
- Evite usar os produtos testados em animais;
- Conscientize as pessoas a não usarem produtos testados em animais;
- Divulgue a lista de produtos sem crueldades do site da PEA;
- Envie e-mails às empresas que testam informando que deixarão de usar os produtos enquanto elas testarem em animais;
- Mobilize as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo;
- Exija das empresas que parem os testem em animais;

Como eu posso saber se a empresa que não consta na lista da PEA testa em animais?
É importante que você escreva para as empresas que não estão nas listas, pedindo informação sobre os testes. Não aceite respostas por telefone. Peça que escrevam um e-mail ou carta, assim você terá um documento comprovando suas respostas.
 
Mas cuidado, nem sempre as empresas que testam em animais afirmam isso claramente, dando a falsa impressão de que os testes não são feitos em animais. Muitas omitem tal informação. Infelizmente estamos sujeitos a declarações falsas.
 
Não podemos esquecer que muitas empresas enviam seus produtos para laboratórios terceirizados que realizam seus testes em animais. Neste caso, a empresa testa, porém muitas poderão afirmar que não. Como consumidores, devemos exigir que nossas dúvidas sejam devidamente sanadas, uma vez que toda e qualquer empresa tem o direito e o dever de nos informar sobre o produto que estamos consumindo, desde o processo de fabricação até o teste do produto.
Vale ressaltar que os testes de cosméticos e produtos de limpeza, em animais, é absolutamente inútil. Já existem no mercado alternativas eficientes e eficazes que substituem esses métodos antiquados e cruéis. Porém, muitas empresas, por puro interesse econômico, insistem em não adoptá-los.
 
Como posso ajudar a parar com os testes em animais? 
É importante boicotar os produtos testados em animais e substituí-los por outros que não são testados em animais. Mas, mais importante ainda é deixar as indústrias saberem sobre o nosso descontentamento com seus métodos de pesquisa. Não adianta deixarmos de usar um produto e não comunicar à empresa as razões pelas quais não os utilizaremos mais.
 
Por enquanto, o que todos nós podemos e devemos fazer é:
- pressionar as empresas a pararem de testar em animais.
- consumir produtos que não foram testados em animais.
- divulgar as listas de empresas que testam em animais.
- divulgar as listas de empresas que não testam em animais.
- divulgar todas as informações referentes a testes em animais."
  http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm#Introdu%C3%A7%C3%A3o

Meninas vocês podem-se perguntar: E vamos testar nas pessoas? Não é necessário embora possa acontecer. Existem voluntários para isso em que são pagos para testarem certos produtos. Mas pensem comigo. Será que nós não somos as cobaias mesmo sem sabermos? Ao usarmos um produto, tomarmos um medicamente nós somos as cobaias. Pois os testes em animais não são 100% correctos como puderam confirmar neste post e podem levar a muitas mortes por não terem sido testados em pessoas mas sim em animais. 

Eu vou deixar links para download das listas de marcas que testam e as que não testam em animais mas podem-nas obter aqui e podem obter aqui uma lista de produtos que não são testados em animais.

Algumas marcas que não testam em animais são a ELF, Essence, NYX, Kiko, Nivea entre outras e já repararam que estas marcas são mais baratas que as que testam? Comparem a Nivea e a Dove. A dove testa em animais e os produtos por norma são mais caros que os da Nivea. Pode ser coincidência mas é a impressão que tenho. 

Portanto meninas tentem comprar mais produtos que não testam em animais e informem as marcas que testam que vocês não estão contentes com isso. Eu por exemplo contactei a Nivea para saber se testavam e informaram-me que há 20 anos que não o fazem.

Desculpem o testamento mas achei que era um assunto importante e que todos devíamos ter mais informações sobre o mesmo.

beijinhos

Consultem toda a informação no site da PEA. E vejam este final Feliz.

6 comentários:

  1. fiquei chocada com o que acabei de ler, principalmente os testes que fazem aos animais, é deprimente e angustiante :S
    Bom post!!

    Beijinhoos*

    ResponderEliminar
  2. Pois o pior é que muitas pessoas preferem não ler e fechar os olhos. Eu acho que as pessoas deviam fazer um esforço para verem quais as marcas que testam ou não. è só ir à lista que eu forneço. Como eu disse eu ainda uso produtos que testam mas as marcas (Dove) que eu já sei que testam quando esses produtos acabarem não compro mais da marca. Compro das concorrentes :) Poupo dinheiro e ajudo os animais. Eu tenho dois caezinhos que são tratados como pessoas, nãi imagino eles a sofrerem para eu usar um creme, baton, etc....

    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    Sou revendedora Avon, e como me encontro desempregada decidi criar hoje um blog sobre os produtos Avon, para ver se as vendinhas aumentam um pouco.
    Vim parar ao teu blog precisamente pela temática dos testes realizados em animais. Adoro animais e á pouco tempo tive um pequeno conflito com uma revendedora Yves rocher, porque ela me dizia que os produtos Avon eram testados em animais. Mas pelo que vi pelas listas a Avon realmente não faz tais testes.
    Obrigada pelo esclarecimento pois estava seriamente preocupada.
    Adorei o blog. :)
    Se quiseres passar pelo meu: AvonMania
    http://avonmania.blogs.sapo.pt

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Cátia as listas que eu divulgo são mesmo oficiais portanto se lá diz que a Avon não testa é porque não testa. Eu não posso afirmar com certeza mas penso que a maioria das marcas de catálogo (avon, YR, oriflame) não testa em animais. Isto estou eu a dizer sem certezas.

    Sim passei no teu blog mas infelizmente nunca fui muito dada a Avon (também nunca tive ninguém conhecido a vender). Assim que fizer uma lista do leio e recomendo ponho lá o teu blog :) Pode ser que ganhes umas visitas e quem sabe encomendas :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não é para "puxar a brasa á minha sardinha", mas a maior parte dos produtos Avon são realmente bons e com cheiros deliciosos. ;)
    Obrigada pela resposta.
    Irei continuar a acompanhar o teu blog.

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe lembro-me de ter usado e gostado eu é que nunca me puxou muito :)

    beijinhos

    ResponderEliminar