17/07/2011

Pele Oleosa - Limpeza, máscaras ....

Olá meninas hoje trago-vos um post sobre a pele oleosa. Este post irá incluir algumas informações básicas mas também máscaras para pele oleosa. Este post foi-me pedido pela Beatriz que mais especificamente me pediu máscaras para a pele oleosa.
 

O que é a pele oleosa? A pele oleosa é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens. A herança genética é o principal motivo, porém, outros fatores também contribuem para a pele oleosa: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas. 

Poros Dilatados

Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção. Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.

Limpeza
A pele oleosa deve ser limpa duas vezes por dia. Não mais do que isso pois lavar em excesso provoca oleosidade. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos. À noite, é fundamental que retirem a maquiagem com demaquilhante sem álcool. Devem fazer uma esfoliação uma vez por semana. Se tiverem acne não façam pois o acne pode alastrar e piorar a situação. 

 

 

Tonificação

A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele. Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece.

 

 

 Hidratação

Para hidratar a pele devem sempre utilizar produtos sem óleo e que não causem a obstrução dos poros. Devem aplicar de manhã e à noite depois de a pele bem limpa.

Proteção Solar
Alguns hidratantes já possuem protecção solar, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. Caso o seu hidratante não tenha, é importante utilizar um protetor solar com factor 30 sem óleo.



Maquiagem
Consultem este post. È a maquiagem que resulta comigo pois eu também tenho a pele oleosa.

As minhas recomendações para cuidarem da vossa pele:

Nivea

Para mim a Nivea é a única marca de supermercado que vale a pena comprar. Pela sua eficácia, pelo preço e porque não testa em animais. Eu já usei várias linhas de supermercado farmácia mas volto sempre a esta. Nesta linha têm tudo que necessita desde o gel de limpeza esfoliante, tónico, creme de dia com protecção solar, creme de noite e também um gel local para aplicar sobre as borbulhas. Os preços variam entre 4.5€/6€ por artigo. Para meninas que prefiram utilizar mesmo assim outro protector solar facial eu recomendo este.

Existem vários kits de mercado e eu podia referir vários mas este é o que resulta comigo. Tenho variado de marcas mas este é "o tal".  

BB cream
Já vos falei um pouco sobre os BB cream mas eles são muito bons a controlar a oleosidade, esconder imperfeições, poros, etc. Sem dúvida eu estou muito satisfeita com o meu que é do kit de 4 que vos mostrei aqui. Vale a pena. Eu recomendo.








Máscaras para pele oleosa

A pele oleosa deve utilizar máscaras no rosto que não sirvam só para reduzir oleosidade, acne, etc mas que também sejam hidratantes. Uma pele hidratada é sempre uma pele mais saudável. Comecem por experimentar uma máscara por semana e vejam quais os resultados de modo a adequarem o "tratamento" às vossas necessidades.





Máscara Esfoliante e Hidratante:
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de aveia
Misture todos os ingrediente e aplique na pele limpa fazendo movimentos circulares por 1 minuto, depois deixe a mistura descansar na pele por 10 minutos, enxágue e enxugue, se sentir a pele esticar demais aplique um hidratante em gel.

Máscara Nutritiva:
  • 1 colher de sopa de germen de trigo
  • 1 colher de sopa de iogurte natural
Misturar e aplicar na pele limpa, deixar por 15 minutos e enxaguar com água morna.

Máscara Anti-oleosidade:
  • 2 tomates
  • 1 colher de café de suco de limão
Pelar e tirar as sementes dos tomates, seque-os bem e passe no processador ou pilão junto com o limão, aplicar na pele limpa fazendo movimentos circulares por 1 minuto, enxaguar em seguida com água gelada. Não faça se sua pele for muito sensível.

Máscara de Argila:
  • 1 colher de sopa de argila medicinal
  • 3 colheres de sopa de chá de camomila
  • 2 gotas de tintura mãe de calêndula
Misture tudo, se precisar coloque mais chá para amolecer ou argila para endurecer, aplique no rosto limpo e deixe por 10 minutos ou até secar, lave com água morna, seque e hidrate como de costume. 

Já existem máscaras de argila já feitas à venda. Experimentem a loja celeiro dieta. Têm lá uma embalagem generosa por apenas 2.5€. Já usei mas ainda não posso dar a minha opinião.

Meninas desculpem o testamento mas quis abordar vários assuntos nest post. Espero que gostem. Qualquer dúvida que tenham é só deixarem comentário. beijinhos

Referências
http://cyberdiet.terra.com.br/pele-oleosa-6-1-5-246.html
http://belezaesaude.dae.com.br/pele-oleosa/
http://mulheresperta.com.br/beleza/mascaras-faciais-pele-oleosa/
Imagens: google

5 comentários:

  1. Obrigada pelo post!
    Está muito bem feito e tem muitas dicas e informações.

    Beijinhos* :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Beatriz obrigada e desculpa pela demora :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das dicas para as máscaras ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Optimo post!
    Em relação ao teu comentario no meu blog, foi a primeira Palete da Elf que experimentei, e realmente não gostei nada, agr tenho receio de experimentar mais sombras de olhos... Quais as mais pigmentadas na tua opinião?
    Sem ser paletes!
    se possivel responde no meu bog.
    Beijos

    ResponderEliminar