23/09/2011

Regresso às aulas - Manual do Caloiro - Organização do Tempo

Olá meninas! Hoje vou dar continuação aos posts sobre a ingressão na Faculdade. Eu sei que tenho leitoras mais novas e que para elas isto não faz muito sentido mas até faz porque os posts sobre alimentação, este de organização do tempo serve para qualquer estudante. Se leitoras mais novas de ensino básico/secundário quiserem que eu faça posts sobre o regresso às aulas digam-me e eu tenho todo o gosto de fazer. Faço sobre a faculdade porque uma leitora me pediu. 

Este post será sobre a organização do tempo. Sempre que começa o ano lectivo a maioria das pessoas "desespera" porque quer fazer tanta coisa e não tem tempo. Eu felizmente, nunca tive grandes problemas em organizar o meu tempo, tendo sempre tempo para aulas, trabalhos, séries, namorado, amigos e blog mais ultimamente. Então neste post vou-vos mostrar um horário semanal das semanas normais em que vos mostro normalmente o horário de aulas que tinha e de tempo livre também.

Horário


Fiz de hora em hora. Podem fazer de meia em meia hora. Como vos der mais jeito. Este horário foi o meu horário durante os dois primeiros anos de faculdade.
Nas semanas normais eu tinha bastante tempo livre que ocupava a ler, ver séries (a maioria do tempo), estar com os meus amigos, namorado, família, entre outras coisas que me davam prazer.  Trabalha à sexta à noite das 8 da noite até às 5 da manhã e ao Domingo do meio dia às 8 da noite.

Exercício? Eu sempre fui muito preguiçosa e alegava sempre falta de tempo (vocês podem ver que era mentira) e raramente faço. De vez em quando faço umas caminhadas mas não as represento no horário porque não são actividades normais.

Estudar? Eu podia dizer que sim, que estudava todos os dias e punha no horário mas era mentira. Eu nunca estudei todos os dias nem pretendo. Sei que devia mas não consigo. Eu só estudava uns 3 dias antes dos testes e até agora sempre deu resultado. Eu tenho boa memória e então apanho muita coisa nas aulas e em casa é só rever. Em certas alturas passava muitas tardes na universidade a fazer trabalhos mas isso depende do curso. Se o curso for mais de teorias é só estudarem em casa.

No horário as actividades estão representadas por cores. As rosa claro são aquelas horas que temos para nos arranjarmos, as lilás são as refeições, as castanhas as obrigações (aulas e arrumar o quarto), azul o meu trabalho part-time e por fim as laranjas que são as horas do sono de beleza. Como vos tinha dito na faculdade normalmente só se tem aulas de manhã ou de tarde. Eu tinha a maioria de manhã e 1 dia com uma aula de tarde. 

Façam o vosso próprio horário que é mais fácil para se guiarem durante a semana. Primeiro as obrigações (aulas, arrumar o quarto, estudar, refeições) e depois o que vocês querem fazer (exercícios, blogues, voluntariado, etc). È mais fácil para organizarem o tempo. Claro que por vezes o dia vai-vos ser curto como quando têm que entregar um trabalho ou de estudar mais um pouco para aquele teste mas nada funciona a 100%. E todas as semanas surgem coisas novas, uma festa, um trabalho surpresa e com data curta de realização mas podem ir adaptando o vosso horário consoante as necessidades vão mudando. Mas tentem sempre ter um tempinho para vocês: arranjar as unhas, ler, comer um chocolate, qualquer coisa. Mas só esse tempo vos vai permitir manter a sanidade mental para aguentar o outro dia lol e é muito relaxante acreditem. Eu por vezes nas semanas de mais trabalho entrava na universidade às 9 da manhã e saia às 10/11 da noite. Chegava a casa praticamente nem jantava. Era só tomar banho meter-me na cama e ver uma série e dormir. Só isso já chegava para no dia seguinte ter força para aguentar outro dia porque sabia que à noite podia ter esse minutos só meus. Tudo se consegue fazer. Claro que uns dias podem ter mais tempo livre que outros.

Actualmente o meu horário ainda não está definido porque não sei se entro no mestrado, etc. Portanto o meu tempo é divido entre o blog/lojinha, as coisas que me dão prazer e a cadeira que eu não passei no exame e tenho duas aulas por semana. Mas tento sempre ter tempo para tudo. A lojinha funciona desde Março e eu tinha aulas normalmente e nunca fui para a cama com um email por responder e sempre fiz as cadeiras todas tirando esta que falta (do 2ºano) que me dá cabo do juízo. Portanto com gosto, tudo se consegue.

E por hoje é tudo sobre a universidade. Qualquer dúvida digam-me. O post seguinte de manual de caloiro será sobre os métodos de estudo mais adequados e depois talvez um post sobre maquilhagem para aulas. Digam-me os vossos pensamentos... beijinhos



6 comentários:

  1. só para dizer que quando eu andava na universidade, tinha aulas também à tarde... penso que varia de universidade, e dentro de cada universidade varia de curso para curso, eu por exemplo era da área de química por isso passava muitas horas no laboratório...

    ResponderEliminar
  2. Olá borboleta sim varia. Eu por exemplo no 3º ano já fui de tarde infelizmente. Eu tinha algumas aulas em laboratorios mas de computadores e outras teóricas nos anfiteatros :(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu inscrevi-me em Criminologia e História na Universidade do Porto.
    Alguém sabe qual é a tendência sobre essas aulas, termos de manhã ou de tarde? Além disso, eu já há uns tempos li outro post teu que falava que nos tinhamos que inscrever nas aulas ou melhor dizendo, nos horários que queriamos, quando é que temos de fazer isso e quanto tempo temos para o fazer?
    Beijinhos e um post muito interessante :)
    Ass: Andy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andy bom dia.
      Pessoalmente não estou familiarizada com essa universidade mas vou perguntar no facebook se alguém sabe. Vai passando lá.
      Em relação às inscrições, nos primeiros dias de aula o professor diz-te que plataforma se vai usar e como vos ides inscrever. Alguns funcionam pelo moodle ou pelo elearning e outros ainda é ir passando uma folha e escolhes os turnos que queres.

      Normalmente dependendo do professor são tempos diferentes e maneiras diferentes mas eles no 1º dia explicam tudo.

      Convém é ires pensando mediante o teu horário quais as cadeiras que queres ter a que horas. assim consegues te inscrever mais rápido pois já sabes o que queres.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Ok, obrigada :)
    e desculpa, mas tenho mais uma dúvida. Só em setembro é que sei se entrei na Flup ou da Fdup, mas quando sairem as colocações, se fiquei aceite, tenho de ir até lá fazer a inscrição e pagar as propinas e assim logo no dia seginte ou temos algum tempo?
    beijinhos
    ass: Andy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andy tás à vontade para fazer as perguntas.

      Isso varia de universidade para universidade. Normalmente existem dias específicos para lá ires te matriculares e pagares a taxa, normalmente ronda os 25/30€ cá na uminho.

      As propinas algumas universidades cobram logo a primeira taxa e outras só começam a cobrar em Outubro.

      No meu caso foi só em Outubro mas sei que por exemplo em Barcelos tens que pagar logo a 1º prestação.

      Não sei se vais concorrer à bolsa mas normalmente quem concorre a bolsa só começa a pagar depois de sairem os resultados das bolsas o que só acontece normalmente em Dezembro/Janeiro.

      E normalmente também tens até dia 31 de Dezembro do próprio ano para cancelares a matrícula caso queiras, sem receberes reembolso do que já tenhas pago.

      Isto é o que acontece na uminho mas cada universidade terá as suas próprias regras. Na altura de saberes onde ficas normalmente tem lá as datas que te deves dirigir e o que deves pagar.

      beijinhos e qualquer dúvida é só dizeres

      Eliminar