08/03/2012

Como seguir o blog [Tutorial]

Olá meninas! Fui alertada por uma leitora que não estava a receber atualizações do blog no email. Nos últimos dias eu não tinha mesmo enviado newsletter mas fui confirmar e mesmo eu sendo blogger deixei de poder enviar newsletters. No dia 1 de Março os blogs que não eram blogger deixaram de poder utilizar o google friend connect. Eu continuo a poder utilizar mas deixei de poder enviar atualizações. E como eu tinha mais de 1000 pessoas a subscrever o blog arranjei outra solução. 

Eu para testei subscrevi o meu próprio blog e agora vou-vos mostrar como é que vocês podem fazer para receber as novidades por email. 

Na barra lateral direita encontram esta janela:

Escrevem o vosso email e clicam em subscrever

Depois abre uma nova janela para colocarem o código de verificação e confirmarem a subscrição:
Escrevem o código e clicam em Complete Subscription Request 

Mensagem de confirmação

Depois é só irem ao vosso email e abrir do email do remetente: (poderá estar no Spam)

Abrem o email e clicam no link que aparece (serve para confirmar realmente que foram vocês a subscrever)

Ao clicarem no link aparece a última janela de confirmação:

E a partir deste momento estão a subscrever o blog recebendo as novidades por email.

Para quem quiser fazer mais do que isto para facilitar podem ter um leitor de Feedburner no vosso browser. Eu uso o Google Chrome e vou-vos mostrar como fiz. 

Vão a opções, extensões e depois carregam em obter mais extensões.
Depois pesquisam por RSS Reader e adicionam ao chrome. E clicam em instalar


Depois é só configurar. No vosso browser ao lado da barra de endereço vai aparecer um símbolo parecido com o da internet wireless. 
Ao clicarem aparece esta janela. Clicam em here
Depois abre esta janela e clicam em New Feed.

Aparece esta janela e escrevem o endereço do blog que querem subscrever


Na janela seguinte seleccionam qualquer um. Eu seleccionei o primeiro. 

Aqui já podem ver que ao clicarem no símbolo do RSS já aparece o meu blog. Sempre que o blog tiver novidades no símbolo aparece o número de posts que vocês ainda não viram.



Nos outros browser não existe grande diferença. O processo é o mesmo. Ou subscrevem por email ou fazem isto. Como eu tinha mais de 1000 pessoas a receber as novidades, não queria perder esses contatos :) 

Espero que tenham percebido. Qualquer dúvida deixem comentário. Eu não sou expert nos Feeds pois só fiz isto ontem mas tento ajudar no que souber. 

beijinhos e espero que tenham gostado








2 comentários:

  1. Desculpa, sou recente nestes mundos... Mas qual era a vantagem dessa aplicação que já não existe? O que mudou?

    Quando gosto de um blog, clico lá em cima "seguir" e fica logo nos favoritos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a vantagem era receberes um email quando eu publicasse algo novo. Para algumas meninas escusavam de vir ao blog ver se havia novidades todos os dias pois quando houvesse recebiam um email e era mais fácil e mais prático.

      Agora podem fazer o mesmo com o feedburner.

      beijinhos

      Eliminar