30/09/2012

Intolerância Alimentar


Olá meninas! Hoje venho com um post um pouco estranho. Venho-vos falar sobre a intolerância alimentar. Eu de tempos a tempos sinto-me muito mal da barriga, enjoada, com vómitos mas nunca vomito, fico branca e começo a ter suores frios. 

Numa destas vezes fui a um hospital privado e a médica disse-me que era cansaço pois eram 3h da manhã :O Pedi livro de reclamações. 



Falei à minha médica de família que me disse que deve ter sido algo que comi (até essa parte eu tinha chegado). A questão é que ontem tive o mesmo problema e não comi mesmo nada de especial. 

Ontem até ter o problema comi um pão com manteiga magra de manhã e 1 iogurte. E o meu almoço foi uma baguete mista e mais nada. Eu suspeito que possa ter sido da baguete pois o queijo estava derretido mas tinha comido a baguete do mesmo sítio uma semana antes e não me fez nada.

A questão é que desde que vi no programa do Goucha e da Cristina, uma senhora a fazer um teste de intolerância alimentar que fiquei curiosa pois como vocês sabem eu já fiz várias dietas e o resultado é nulo.

Tive uma tia que deixou de beber leite e emagreceu 15kilos.

Alguma de vocês já fez? Sabe o valor? Eu encontrei aqui uma clínica em guimarães que faz, mas já vi várias pessoas a dizerem que isto não serve para nada e outras a dizerem que lhes fez muito bem saber que alimentos evitar. 

O que vocês acham?

beijinhos

39 comentários:

  1. Oi janina!:D
    Olha, nao sei também o que se passa comigo, mas volta e meia também tenho esses sintomas e de certeza que nao é do que como, pois nao é nada que me possa fazer mal...às tantas tb tenho isto!!:S
    Obrigada pelo post.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu ontem nao comi mesmo nada de especial e fiquei assim :s e passei uma aflição durante horas.

      vou ver se falo com a minha medica de familia mas ja sei que ela vai dizer que nao e nada.
      beijinhos

      Eliminar
  2. já ouvi falar sobre isso e a minha mae ate me contou sobre uma amiga que tentava todas as dietas e nao fazia resultado, fez um teste desses, foi caro penso eu, mas compensou porque a partir dai, começou a emagrecer como queria. eu acho que devias ver isso, os alimentos que es intolerante ou alergias. segui* gostei do teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola catarina obrigada. e que realmente ja fiz varias dietas e emagrecia 2/3kg e mais nada. e faço muita retenção de liquidos
      tenho que ver o valor
      beijinhos e obrigada

      Eliminar
  3. Bom dia..podes ir a um laborátorio ou posto de colheitas e informares-te do valor dessa análise. A nível particular (ou seja, sem credencial do médico e sem seguro de saúde) ronda do 300/350€ mas isso também depende do laboratório, pode haver diferenças de valor ;).
    Espero ter ajudado.
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rak. Realmente é caro. Vou falar com a minha médica, duvido que ela me passe isso mas vou tentar.

      porque 350€ ainda e muito dinheiro para um exame só.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!Eu tenho síndrome do cólon irritável e tb tenho intolerâncias a mtos alimentos.Já fiz 3 tipos de testes (análises ao sangue, análises a vários alimentos e um q se chama Pronutri) e sinceramente nenhum dos 3 resultou comigo. No meu caso, a única coisa q resulta é estar atenta ao q penso q me faz mal e evitar comer (não bebo leite,derivados,etc).

    Bjs e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?

      eu por acaso não bebo muito leite, nem sou de comer iogurtes, queijos e afins.

      tenho bebido meio copo dos pequenos de iogurte de manhã mas vou tentar trocar por chá.

      E de manhã como um pão com manteiga e mais nada. Durante o dia não como pão, nem nada derivado de leite.

      às vezes bebia iogurtes mas agora nem isso :S

      beijinhos e boa sorte para ti também

      Eliminar
  5. Talvez possa haver outros factores que te levem a estar assim.. stress, andares nervosa, ansiosa, não comeres o suficiente (não em quantidade, mas em qualidade..), teres as tensões baixas.. Já tiveste esse tipo de problemas antes? Tens alergia a algum tipo de alimento? Pelo que sei o teste de intolerância alimentar é bastante caro, mas poderias tentar que a tua médica do centro te passasse..
    Quanto a isso que disseste da tua tia e do leite.. não vou dizer que isso aconteça a todas as pessoas, mas por exemplo, eu não posso beber leite. Adoro leite, desde pequena que bebia 2/3 copos de leite por dia, mas o leite deixa-me a pele do corpo e da cara cheia de borbulhas pequenas. Não são espinhas mas são tipo pequenos papos salientes na pele do tamanho de borbulhas. Quando deixo de beber, tenho a pele lisa. Se beber leite depois do jantar, vomito a noite toda e dá-me super mau estar. Portanto, lá está, não sou alérgica ao leite, mas tb tenho os sintomas que tu descreves. Cada caso é um caso, mas aconselho-te a tomares sempre nota de tudo o que pões à boca que é diferente do habitual. Isso ajuda-te a chegares ao problema. :)
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este assim já. Da última vez que foi a que fui ao hospital associei a um panic de chocolate que comi que estava morno. Nunca mais comi panic.

      E agora quase de certeza que foi o queijo que estava derretido mas isso já comi muitas vezes e não me fez nada.

      Que eu saiba não tenho alergia a nenhum alimento.

      Vou ver se crio um diário de alimentação. Para ver se descubro o que me faz mal.

      beijinhos

      Eliminar
  6. Podes ter alguma reacção alérgica ao leite ou derivados, visto que disseste que comeste um iogurte e uma baguete com queijo. Na verdade, o leite não nos faz nada bem e é o causador de muitos problemas de saúde.

    Experimenta durante uma semana eliminar todos os leites e derivados e comer mais fruta e legumes. De certeza que te vais sentir melhor e, mesmo que não seja esse o problema, não perdes nada ao tentar e só estarás a beneficiar o teu corpo :)

    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim isso do leite em adulto ja ouvi falar que não devemos beber leite em adulto.

      sim, não perco nada a tentar. A única coisa derivada de leite que eu como tirando o iogurte que o elimino bem de manhã é a manteiga no pão. Mas isso também a contorno comendo fruta de manhã. ou fiambre de peru.

      durante o resto do dia normalmente nao bebo leite nem derivados.

      beijinhos


      Eliminar
  7. Olá!
    Depois de vários artigos que li, resolvi eliminar o leite da minha alimentação e da alimentação dos meus familiares.
    Existe a dieta do tipo sanguíneo, que indica vários alimentos que as pessoas de cada tipo sanguineo, devem eliminar.
    Podes pesquisar na net e ver quais os alimentos que as pessoas do teu tipo sanguíneo devem evitar.
    No meu blog, já abordei este assunto e deu para ver que no nosso pais se desconhece o tema das intolorâncias alimentares.
    Muitas vezes não conseguimos emagrecer ou estamos constantemente doentes porque ingerimos alimentos que não combinam com o nosso tipo de sangue.
    Se tiveres a oportunidade de fazer o teste das intolerâncias aconselho a que o faças.
    Já o pretendi fazer. Mas como eliminei o leite e seus derivados da minha alimentação, já me sinto muito melhor.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou tentar fazer o teste mas tenho quase 100% certeza que a minha medica nao mo passa. e logo ela que se roi toda para me passar umas simples analises ao colesterol, diabetes e afins.

      Vou experimentar isso do leite e derivados muita gente fala que lhes engorda e o exemplo da minha tia é real e ela e leite não combinavam mesmo.

      a questão é que eu bebo iogurte que leite quase nem bebo e não me sinto mal com ele.

      beijinhos

      Eliminar
  8. Hum e intolerância ao glúten, já puses-te isso em causa?
    Não costumo ter alergias alimentares (apenas se por exemplo comer algo com muito óleo e me deitar a seguir fico muito mal) mas quanto ao que contas-te da tua tia às vezes também me pergunto se não terei alimentos que me façam engordar mesmo sem comer excessos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e eu. Faço dieta, exercicio e nada. A balança baixa 2/3 kg e mais nada.

      Já falei a minha médica e a burra mandou-me apenas comer sopa que emagrecia.

      Eu eliminei fast food da minha alimentação. Faço uma alimentação perfeitamente normal. Como 1 pão por dia e de manhã e durante o dia como normal e o meu peso continua igual.

      não como para ter o peso que tenho :S

      Ao gluten nunca pus em casa pois nunca me senti mal com nada, nem cereais, nada que contivesse gluten.

      beijinhos

      Eliminar
  9. Eu acho que faz sempre bem saber que alimentos não se tolera. Tenho duas colegas que andavam sempre com problemas respiratórios e foi-se a ver era alergia à lactose. Mal deixaram de comer leite e derivados, ficaram logo melhor (e uma delas tb emagreceu) :)
    O meu namorado conhece uma enfermeira que está sempre a dizer que nem devíamos beber leite, o nosso organismo, como o de todos os mamíferos, foi feito para beber leite até uma certa idade e que o cálcio deveria ser buscado nos vegetais que o contêm e não ao leite pois não fazemos uma correcta digestão do dito... mas é um assunto controverso, como é lógico, ninguém fala nisso, mas o que é certo é que há muita gente alérgica à lactose e que descobrem só em adulto...
    Eu nunca fiz esses testes pq são caros, mas como tenho refluxo gastroesofágico não posso beber/comer, principalmente à noite, leite e derivados, gorduras, chá preto e verde, frutas ácidas...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu irmão é da mesma opiniao que a enfermeira. Cá em casa a única que bebe leite é a minha mãe porque tem falta de cálcio e então compra os que dizem fonte extra de cálcio, etc

      eu bebo 1 litro de leite pra ai de meio em meio ano. só bebo mesmo se comer cereais o que também não como porque têm muito açucar.

      mas tenho mesmo que ver. porque alergia acho que nao tenho mas intolerancia e bem possivel
      beijinhos

      Eliminar
  10. Há neste momento alguns descontos disponiveis, estes são em lisboa e no porto.

    http://yupideal.com/lisboa/deal/9e-em-vez-de-40e-por-spa-facial-completo-com-limpeza-esfoliacao-hidratacao-tratamento-multivitaminic

    http://www.carpediemcity.com/deals/testeintoleranciaalimentar

    http://www.carpediemcity.com/deals/testeintolerancia

    ResponderEliminar
  11. eu também tenho curiosidade em fazer um....
    quando ao leite faz-me muito mal também... o pior é que quase tudo leva leite

    ResponderEliminar
  12. Existem iogurtes e queijo sem lactose, se o problema for a lactose, que é o meu caso...
    São ligeiramente mais caros e não há variedade nenhuma, mas a mim ajudou-me muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e o leite de soja também mas eu não sou amante nem de leite nem de iogurtes.

      Desde que não me tirem os ovos e o arroz, de resto podem-me tirar quase tudo lol

      Fui a uma clinica a bocado e a menina aconselhou-me a fazer um teste das alergias primeiro. A consulta fica por 60€, depois de fazer o teste que comprei de intolerancia, vou a esta consulta. até ao natal devo ter algumas conclusões

      beijinhos

      Eliminar
    2. Mas eu não aguentava mesmo o leite de soja, não gosto nada do sabor...o outro é leite normal só não tem lactose...
      Ainda bem :) assim sempre vês tudo o que não te faz bem, pode não ser só de uma coisa..

      Eliminar
    3. eu por acaso nunca provei. e eu leite, dispenso muito bem lol

      só bebia com cereais e eu evito cereais porque têm muito açucar.

      Eliminar
  13. OLÁ JANINA...
    SEMPRE UMA MENINA SAUDAVEL E HOJE TENHO 26 ANOS, NAS ANALISES NUNCA ACUSOU NENHUM DESCONTROL E O QUE ACONTECE É´QUE MESMO TENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL DE VE EM QUANDO FAÇO QUEBRAS DE AÇUCAR, E OS SINTOMAS SÃO VOMITOS, CALORES/FRIOS TUDO AQUILO QUE INDICA UMA INTOLERANCIA/INTOXICAÇÃO ALIMENTAR MAS QUE NÃO O E´, SÓ O DESCOBRI PQ TENHO APARELHO DE MEDIR OS NIVEIS DE AÇUCAR EM CASA. NADA FAZ PREVER ESSAS QUEDAS DE AÇUCAR E OS MEDICOS NUNCA O DESCOBRIRIAM, PQ SÃO EM DIFERENTES ALTURAS DAS ANALISES ENTENDES?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum... realmente também pode ser. eu tentei cortar com doçes e afins.

      vou a medica dia 9 e falo com ela.

      beijinhos

      Eliminar
  14. Lamento imenso que te sintas assim. Não há a possibilidade de estares grávida?
    No entanto a ansiedade também pode levar a esses sintomas, assim como, no caso de estares a fazer alguma dieta por ti mesma, uma alimentação incorrecta. Não é só comer demais que dá náuseas e afins, comer de menos também dá nisso. Estares nesse estado e comeres muita fibra, legumes e gordura também não faz bem. No entanto pode ser uma daquelas viroses chatas que gostam sempre de aparecer no início de cada estação. Mas não sou médica, são apenas opiniões. Chá de camomila é um bom calmante estomacal, assim como tília. Bebe-os, nessa condição é melhor do que água. Além disso tens de te manter hidratada. Assim podes desidratar depressa. Come bolachas de água e sal (não integrais!) e porções pequenas de nestum de arroz feito com água, ou arroz branco cozido com cenoura e pescada... nestas sugestões de comida, acredita, fala quem já sofreu imenso de estômago e quem tem em casa uma irmã que vomita por tudo e por nada... As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Akuma grávida penso que não.
      A minha alimentação normalmente baseia-se em
      peq almoço: iogurte + pão com manteiga que agora troquei para sumo de frutos e pão com fiambre de frango

      almoço: peru ou frango grelhado + sopa

      jantar: aí varia. Depende muito do que a minha mãe se lembra de fazer.

      A meio da manhã e da tarde normalmente era um iogurte e uma maça. Agora deixei o iogurte e como as bolachas maria, agua e sal, depende.

      Faço a alimentação mais ou menos que a nutricionista me passou. àgua normalmente bebo 2l por dia.

      Eu normalmente não tenho problemas de estômago tirando estes episódios que me dão normalmente.

      Eu 3º feira vou à medica e vou ver o que ela diz.

      beijinhos e obrigada pelas recomendações. Por acaso no dia tomei chá de cidreira e os enjoos e assim acalmaram.

      Eliminar
    2. Desejo-te as melhoras rápidas. Para além de falar com a médica, fala também com a nutricionista. Nem toda a gente responde bem às dietas que lhes são passadas ;) ***

      Eliminar
  15. Olá Janina,
    Eis um assunto que ultimamente também me tem afetado: as intolerâncias alimentares. Vou fazer um pequeno resumo - segundo alguns estudos, cerca de 50% da população tem tendência para sofrer de intolerâncias alimentares, só que não sabe. As intolerâncias alimentares são mais frequentes em certos alimentos, como a lactose, o glúten, mariscos, frutas, chocolate, entre outros. Existe muita gente que faz dietas e não emagrece (como já referiste) e não percebe porquê. Temos o hábito de comer sempre, mais ou menos, os mesmos alimentos e, ao fim de um certo tempo, o organismo fica saturado desses alimentos. Daí a importância de variar a nossa alimentação. A verdade é que ao ingerir um ou mais alimentos a que sejamos intolerantes, esse ou esses alimentos não nos deixam emagrecer e contribuem para o aumento de peso. No meu caso: já faço dieta há algum tempo, mas chegou uma altura em que não conseguia mais baixar de peso, mesmo fazendo ginástica que nem uma louca. Sentia-me inchadíssima, ficava com o abdómen duro, tinha cólicas e diarreia e não percebia porquê. Fui fazer um teste de intolerâncias alimentares a uma loja local (na Madeira, chamada Bioforma), que me custou 50€ e descubri que tinha algumas intolerâncias, principalmente alimentos que tivessem glúten. Estou intolerante a tudo o que tenha trigo, cevada, centeio. Cortei tudo o que tivesse glúten da minha alimentação e passadas 3 a 4 semanas (porque o organismo leva cerca de 20 a 60 dias a eliminar as substâncias) comecei a desinchar, perdi 2 kg em apenas 3 semanas e 2/3 cm à volta da cintura e abdómen. Agora já me sinto bem e a dieta voltou a ter resultados. Perguntei-me se seria sempre intolerante. Não. Os alimentos que provocam intolerância, normalmente, devem ser retirados da alimentação durante cerca de 6 meses e depois devem ser reintroduzidos com moderação.
    Espero que consigas descobrir o que está a incomodar o teu organismo, porque é realmente muito chato.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo teu resumo. è que realmente eu já fiz muitas dietas, emagreco 2/3 kgs e mais nada. Exercicio não fazia, comecei a fazer a semana passada e espero continuar mas é frustrante nos privarmos das coisas e não emagrecer.

      Eu vou dia 23, acho fazer o teste. Arranjei a 29€ no porto. Vamos lá ver se realmente dá algum resultado.

      Eu vou fazer com aquela técnica da caneta estimulando um dedo ou assim. Foi esse que fizes-te?

      beijinhos

      Eliminar
  16. Olá..eu também vou fazer esse teste dia 27 de Outubro...estou curiosa para saber os resultados..também paguei 29 euros no odisseias.


    Depois vou postar no blog:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja vou seguir o teu blog para depois ver o resultado. também vou postar o meu aqui
      beijinhos

      Eliminar
  17. Ok, no Domingo dia 28 vou tentar dar novidades:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar