07/05/2015

Burla de NIB Bancário - CUIDADO


Olá meninas. Hoje venho para vos contar uma situação que se passou comigo e que se calhar já aconteceu a algumas de vós. 


Eu estive ausente do país durante o fim-de-semana e regressei na 2º feira de madrugada. Na 3º feira como é hábito fui confirmar as minhas contas bancárias, faço isto diariamente. 


Ao confirmar a conta da loja deparo-me com 4 débitos que somavam mais de 130€. 



Automaticamente liguei para o banco e informaram-me que era um débito direto que me ia ser debitado mensalmente. Indignada disse que não tinha aderido a nenhum pagamento por débito direito e nem conhecia a entidade que me estava a cobrar. Não fazia ideia do que era portanto alguém usou o meu nib indevidamente. Disseram-me para passar numa agência e foi o que fiz.

Na agência expliquei o mesmo e comecei a tratar de papéis. Para me ser devolvido o dinheiro e para cancelar o débito mensal senão no mês seguinte ia ter o mesmo problema. O dinheiro foi-me devolvido na hora. Disse também que queria ver a cópia da autorização de débito para ver quem tinha usado o meu nib, pois queria apresentar queixa juntamente da PSP. 

Tudo preenchido, vim-me embora já com o dinheiro na conta. Só restava o problema de saber quem foi. Cheguei a casa e liguei para a entidade que me estava a cobrar os débitos. Era um ginásio, Holmes&Place e explicaram-me que as pessoas que usaram o meu nib eram lá clientes. Falei com a menina que ia apresentar queixa na polícia e a menina pediu-me para antes disso, a deixar falar com os clientes para quem o que se passou. 

Ela falou e informou-me foi um erro genuíno duma cliente da loja que apontou o meu nib para pagamento e confundiu os nibs chegando-me mesmo a dar-me o meu nib como sendo dela para eu efetuar uma devolução. Portanto erro genuíno. Não apresento queixa na PSP. 



Entretando voltei ao banco para ver a autorização de débito preenchida. Eram duas autorizações em que as assinaturas eram dos clientes do ginásio, logo nada a ver com a minha, portanto não era a que estava registada no banco. Mas devido à estupidez do Banco Portugal e parece que agora na Europa funciona tudo assim o banco não tem que confirmar as assinaturas. Quem tem que confirmar seria a entidade, neste caso o ginásio que devia pedir um documento com nib passado pelo banco. 

E eles acham que as entidades iam estar com este trabalho? Desde que o dinheiro lhes entre na conta eles querem lá bem saber se sou eu que pago ou o meu vizinho.

Portanto agora qualquer pessoa que tenha o vosso nib pode vos por a pagar contas por eles. Nem que não se dê o nib a ninguém basta por exemplo apanharem um talão da caixa multibanco e apresentarem como sendo da própria pessoa e já está. Ficam a pagar contas de outras pessoas.

Portanto tenham muita atenção às vossas contas bancárias e qualquer débito que não saibam do que é, confirmem com o banco. E agora se cancelarem as autorizações de débito na caixa multibanco não ficam realmente canceladas. Têm mesmo que ir ao banco preencher papéis senão o débito fica sempre ativo.

Uma estupidez que cada vez mais facilita burlas. O meu caso foi erro genuíno, mas podia não ter sido. 

Estejam atentas às contas e evitem dar o vosso nib ou deixar aqueles talões multibanco em locais acessíveis.

beijinhos




6 comentários:

  1. Esta história é um bocadinho estranha.
    então como é que é com as empresas? sendo que obviamente funcionam com nib(para pagar a fornecedores e até para receber de clientes).
    Deixa-se de dar o nib?

    so weird

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia mas agora funciona assim. Basta dar o nib e eles nem confirmam de quem é o nib. Algumas empresas sim pedem um talão da caixa outras pedem mesmo documento passado pelo banco mas a maioria não quer saber. Quer é um nib válido para receber.

      Eliminar
  2. Ainda bem que ficou tudo resolvido.
    Mas isso, de dar o nib e não apresentar nenhum documento que comprove que o nib é dessa pessoa é que está mal contado. No meu ginasio, faço debito directo e pediram para apresentar um documento do nib, que se tira nas caixas..
    Anyways, o importante já está do teu lado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no meu ginásio só dei o nib. Sabi-a o de cor e preenchi a folha. Nunca me pediram comprovativo.
      Na Meo já pediram um talão da máquina. Depende das empresas.
      Sim sim o dinheiro tando do meu lado só perdi foi tempo mais nada.

      Eliminar
  3. a mim aconteceu-me exatamente o mesmo... mas comigo a adesão era na Meo e estive a pagar dois meses de um serviço MEO de uma cliente do Algarve ( e eu de Lisboa), reclamei com o meu banco, com a meo e o Banco de Portugal e nem um pedido de desculpas tive e ainda me responderam sobre a "alegada" reclamação como lhe chamaram. Até parecia que tinha que pedir desculpa por ter uma conta no banco.

    ResponderEliminar
  4. Aqui em franca existe um papelinho especifico que vem do banco e tem de se entregar esse talaozinho, nem é o MB nem nada!

    Mais preocupante sao os cartoes MB que da é so encostar e nao é preciso codigo ate 20€, qualquer pessoa pode andar nos transportes com uma maquineta a sacar dinheiro as pessoas so por se encostar a elas!
    Ainda bem que tudo ficou bem! Sigo o teu blog :)

    ResponderEliminar