15/09/2011

Regresso às aulas - Manual do Caloiro - Aulas/Material/Professores

[Post longo]Olá meninas! Então hoje cá estou eu para dar seguimento ao Manual do Caloiro. Neste post vou falar sobre as aulas em si, o material a levar e também sobre os professores da universidade pois um caloiro quando entra na universidade pensa: "Mas isto aqui é assim?" Eu pensei...

Uminho Guimarães - Eu tenho aulas no ponto vermelho 

Horário
Uma das primeiras dificuldades é o horário. Eles apresentam-vos um horário completamente cheio e vocês pensam: Vou ter estas aulas todas? Então quando é que eu estudo? Os horários no início são complicados porque podem funcionar de várias maneiras. O horário que vocês recebem nunca é o horário que vocês vão ter. 

No meu curso dão-nos um horário e depois nos increvemo-nos em certos turnos, ou seja fazemos o nosso próprio horário. Normalmente inscrevemo-nos nesses turnos online pelo moodle ou pelo elearning o que significa 100 ou 200 alunos todos colados ao pc em x horas para conseguir o turno que querem. As aulas teóricas normalmente não há nada a fazer, têm que ir. Preferencialmente convém vocês tentarem ter aulas de manhã porque a tarde rende muito mais para trabalhar. Eu fui dois anos de manhã em que tinha aulas das 9h à 1h e o resto sempre livre excepto um dia que saía às 4h. Esses horários foram os melhores porque de tarde trabalhava, via séries, dormia, etc :) No terceiro ano fui de tarde :( e a manhã não rendia nada para trabalhar então passei muitos fins-de-semana a trabalhar. Um conselho: Se tiverem possibilidade escolham de manhã. Eu sei que custa acordar cedo todos os dias mas vocês vão ver que é muito melhor. Os profes de manhã têm paciência, coisa que à tarde é mais complicado. 

Aulas obrigatórias?
Desde que bolonha entrou em rigor que supostamente os alunos são obrigados a assistir 2/3 das aulas lecionadas para poder passar à cadeira. Isto funciona assim? Nem sempre. 

Aulas Teóricas

Normalmente nas aulas teóricas não há faltas. Alguns professores até passam folha para os alunos marcarem presença mas é simplesmente para estatística. Vocês só vão se quiserem. Tenham atenção que muitas vezes vocês pensam: oh não vou só desta vez. Isso torna-se um hábito e vocês acabam por deixar de ir às cadeiras teóricas. Cuidado que existem profes atentos e depois vocês precisam de nota e eles não vos dão porque dizem que não vos conhecem (vocês não vão às aulas).



Aulas Práticas

Sim, normalmente nas aulas práticas existem faltas porque é aí que vocês desenvolvem parte dos vossos trabalhos. Para um professor se o aluno não vai às aulas, não faz o trabalho logo está chumbado. Sim! A mentalidade deles funciona um bocadinho assim.

As presenças irão depender do tipo de professor. Existem professores que preferem ter menos alunos mas atentos do que a sala cheia e ninguém atento. Existem também professores que "necessitam" de atenção e então querem a sala cheia. A melhor opção é no início do ano lectivo perguntarem aos professores se a aula é de presença obrigatória. 

Material


Necessitam de material? Varia de curso para curso. Se estudarem arquitectura, desenho, coisas assim convém levarem aquele material básico de desenho. Estudam em engenharia? Precisam de portátil. Mais nada! Os professores de engenharia (por exemplo) só querem uma coisa: Portáteis. Para eles quem não tem portáteis não está lá a fazer nada. Por vezes nas aulas teóricas os portáteis são proibidos porque os alunos nessas aulas têm tendência a fazer tudo menos ouvir a aula então os profes proibem os portáteis para vocês estarem atentos mas na maioria lá estão os alunos de portátil apenas. Na primeira aula tive um docente que me disse: Quem quiser fazer este curso tem que ter um portátil. Não têm dinheiro: Arranjem de um amigo, pai, irmão, etc, mas o portátil tem que aparecer. Caso estudem noutro curso: música, enfermagem,..., convém sempre levar um caderno ou folhas e algo para escrever porque os profes falam muito e rápido.

Precisam de comprar livros? Normalmente não. O que se costuma fazer é tirar fotocópia de alguém que já fez a cadeira ou mesmo do docente porque cada livro custa no mínimo 50€ e quem tem 10 cadeira como eu por ano ficava pobre se os comprasse. Então tira-se fotocópias e normalmente é só para estudo em casa. 

Os Docentes

No secundário os alunos pensam que quem manda são eles e por vezes até são. Tive professores que tinham medo de dar aulas à minha turma. Na universidade quem manda são os docentes (professores). Eles na universidade fazem o que querem, passam e chumbam quem querem e pouco ou nada podes fazer sobre o assunto. Normalmente tens um docente para aulas teóricas e outro docente para as aulas práticas.

Existem vários tipos de docentes:
  • Os docentes que chegam lá, passam slides e acabam a aula sem dizer praticamente nada de jeito. Quem quiser que aprenda em casa porque estamos em bolonha.
  • Os docentes que realmente querem ensinar e que explicam a matéria e tiram dúvidas, etc.
  • Docentes interessados que se preocupam convoscos, falam convosco e ajudam-vos a perceber os trabalhos, as matérias. São aqueles docentes que se vos virem mal perguntam se estão com algum problema. [Muito raros]
  • Docentes que parece que têm gosto em chumbar alunos.
Cheguei a ter disciplinas em que estavamos inscritos mais de 400 alunos. Alguma coisa estava errada e a culpa não era dos alunos. No ano seguinte foi outro docente e passou mais de metade. Enquando com um docente passaram 2 em um ano, com outro passaram docentes. Facilitismos? Não! Um não explicava e o outro explicava. 
Muitos professores vão por caras portanto aqui estão algumas regras para eles não implicarem com vocês:
  1. Nunca cheguem atrasadas às aulas. Os profes detestam isso e então eles começam a decorar a vossa cara pelas razões erradas. 
  2. Levem sempre o material para as aulas. Os docentes costumam disponibilizar com antecedência os slides que dão na aula. Imprimam e levem.
  3. Exponham as vossas dúvidas. Assim mostram ao docente que realmente estão a ouvir o que ele disse. 
  4. Não tenham medo de responder. Erraram? para a próxima acertam. 
  5. Tratar sempre um docente com respeito. Eles não precisam de vocês mas vocês precisam deles. 
  6. Nunca fazer queixa de um docente ao superior. Eu tive um docente que ia para as aulas falar de tudo menos da matéria em si. Fazia elogias às alunas, falava de carros, futebol, etc. Pensámos várias vezes em fazer queixa dele mas se nós fizéssemos era garantido que nunca mais acabávamos o curso. Porque ele não seria despedido, despromovido, etc mas nós ficávamos marcadas para toda a vida académica.
Meninas por hoje é tudo amanhã tentarei fazer um post relacionado com a organização do vosso tempo pois na universidade é essencial. Espero que tenham gostado do post e digam-me como eram os vossos docentes. Aposto que todas têm histórias fantásticas (eu sei que tenho lol )... beijinhos




6 comentários:

  1. Olá : ) Acho interessante fazeres estes posts, mas há aqui coisas que não concordo como o nunca fazer queixa de um professor: é um risco, claro, mas se envolver toda a turma por igual e for por um motivo válido ( tive uma professora que pura e simplesmente, nos trocava as escalas de hospital sem ai nem ui, não dizia nada e quem levava falta eramos nós..metade da turma chumbada, que tal?)
    Na universidade somos todos crescidinhos e as pessoas devem saber que embora nós precisemos dos professores, quem lhes paga os ordenados somos nós, acreditem, e o respeito deve ser mútuo.

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês eu também sou da opinião de fazer queixa, aliás eu nunca me calava quando achava que as coisas eram erradas mas como eu era a única que falava achei que era melhor tar calada porque os profes xumbam-te e depois podes nunca acabar o curso. Como disse tinha uma cadeira com quase 400 alunos. O professor passava uns 2/3 por ano. Mesmo assim ninguém fez queixa dele por causa de represálias. Parece que não mas eles lá podem-te lixar bem o teu currículo académico. E é muito difícil a turma toda alinhas porque muitos têm medo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, mais uma vez gostei muito do post :D
    Estou a ler isto como se fosse uma Bíblia para mim, de importante que é xD

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Belas dicas :) Está mesmo bom para mim que vou entrar agora na universidade :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá Cátia ainda bem que estou a ajudar :) Hoje se tiver tempo ainda faço outro :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Optimo post, sem dúvida!
    Já deu para ter uma pequena noção do que me vai esperar :)

    beijinhos

    ResponderEliminar