20/02/2012

Rentabiliza (€€) o teu blog

Olá meninas! A semana passada li um artigo numa revista sobre como ganhar dinheiro com o blog. Primeiramente eu  nunca pensei que houvessem pessoas que o trabalho delas fosse mesmo ser blogger. Eu na minha ideia as pessoas tinham os blogs para se expressarem. Atualmente as marcas estão cada vez mais a apostar em bloggers para publicidade pois fica mais barato e as opiniões delas são mais verdadeiras do que ver na tv alguém a fazer depilação quando nem pelos tem (anúncio a Veet e afins).

Imagem retirada daqui


As bloggers profissionais são pessoas que criaram o blog para se expressarem mas com o tempo e reconhecimento do teu trabalho começaram a receber convites de marcas, etc e o trabalho delas é mesmo o blog. 

Pessoalmente, eu conheço poucas bloggers profissionais mas conheço uma desde que comecei a ler blogues e não gosto nada do blog dela. Porquê? Cada post é publicidade a x marca, x sítio, etc. È só publicidade. Eu para ver publicidade ligo a TV. Claro que nem todas as bloggers profissionais são assim mas pelo menos a que eu acompanhava tornou-se num blog de publicidade e eu não gosto. 

Agora quem tem um blog e vai conseguindo juntar uns trocos, melhor... Dinheiro nunca é demais e eu criei o blog por causa da loja portanto... não posso atirar pedras a ninguém ;)

A revista em que li o artigo foi a Ana nº 768. O artigo começou a contar a história de uma das bloggers profissionais (não acompanho, não posso falar) e enumerou algumas maneiras de rentabilizar o blog

1º Google Adsense: Exibindo anúncios do google no blog rende algum dinheiro ao fim de x cliques. 
2º Afiliados: Tornar-se afiliados de algumas marcas, como eu da Sigma e ganham algum dinheiro por cada compra que alguém faz através do vosso link. Podem ver mais sobre o assunto no NetAfilliados.
3º Publicidade: Venda directa de espaço para publicidade no vosso blog. As marcas pagarem-vos para terem o banner deles no blog. Nem qualquer pessoa consegue ter isto pois é preciso ser bastante conhecida para as marcas aceitarem pagarem. Demora o seu tempo. 
4º Artigos patrocinados: O que a maioria das bloggers consegue. As chamadas parcerias entre uma marca e uma bloggers. A blogger tem a oportunidade de testar produtos e de dar a opinião para as suas leitoras e as marcas ganham conhecimento (bom ou mau dependendo da opinião).

Tudo isto tem lado bom e mau. Por exemplo ao entrarem num blog verem alguns banners pode não ser de todo agradável. Uma coisa é ter de um lado alguns banners. Outros blogs exageram, na minha opinião e mal entramos no blog damos de caras com publicidade. 

Afiliados resulta. Eu da Sigma consegui tirar alguns euros. Mas tudo depende da comissão e se vos pagam mensalmente ou quando atingirem x valor. Alguns sites só pagam quando vocês atingirem 200$ de comissões. Podem demorar um ano a conseguir isso. 

Artigos patrocinados depende muito do carácter da blogger. Se a opinião for verdadeira e explicada toda a gente ganha mas há pessoas que só para receberem produtos de borla escrevem duas linhas e às vezes sem sequer testarem o produto e já está. 

Eu como vocês sabem tenho parcerias feitas com alguns bloggers por causa da loja e vejo bastante coisa que fico parva com aquilo. 

Espero que vos tenha ajudado meninas. Vocês conseguem ganhar algum dinheiro com o vosso blog?

beijinhos




10 comentários:

  1. Eu por enquanto não quero ganhar dinheiro com o blog, ainda só tenho 16 anos e o máximo que poderia fazer é aquela coisa dos anúncios do google, mas não gosto muito disso :/

    ResponderEliminar
  2. Eu não ganho dinheiro com meu blog.. Nem ando a procura de ganhar, se surgir oportunidade claro que aproveito, mas nao ando a procurar formas de ganhar dinheiro com o blog

    ResponderEliminar
  3. Eu não ganho dinheiro, mas tenho algumas parcerias e faço parte do grupo Embaixadores, para testar produtos, mas dou a minha opinião de forma isenta.
    Se não gosto de alguma coisa digo, porque é essa a ideia das marcas, mas há gente que não percebe.

    bjocas

    ResponderEliminar
  4. Eu e uma amiga criamos um blog á pouco tempo e claro que é sempre ter parcerias e receber algum dinheiro mas esse não é o propósito do nosso blog e portanto vamos postando o que podemos.

    Se quiseres ver: http://outlawsofbeauty.blogspot.com/ e e-mail se desejares outlawsofbeauty@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. O meu blog ainda nem um mês tem, por isso esse tipo de coisas nem me passa pela cabeça :P Só pus foi o adsense do google pq é rápido e fácil, n tem contrapartidas e pode ser q daqui a uns anos renda qq coisita. :D

    ResponderEliminar
  6. Eu também não ganho dinheiro com o blog, tenho algumas parcerias, mas ganhar mesmo dinheiro isso não.
    Eu sinceramente não gosto muito de blogs que apenas fazem publicidade, gosto da sua componente pessoal e acho que é isso que os torna diferentes.

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. eu não ganho nada com o meu blog mesmo tendo algumas parcerias... mas até nem me importava de ganhar algum, estamos em crise ;)
    também acho muito estúpido os anúncios da veet, como é que eles vão mostrar se realmente funciona se elas nem sequer têm pelos? -.-
    enfim...

    Kiss

    ResponderEliminar
  8. Quando comecei o meu blog, nem sabia que era possível ter lucro com ele. Eu criei-o para me divertir a escrever aquilo que gostava e, ingénua, pensava que toda a gente fazia o mesmo.
    A verdade é que agora consigo tirar alguns euros e alguns produtos de borla graças ao blog. Mas, há certos blogs, como disseste, que nós entramos e parece que estamos num blog de publicidade. Ter lucro com o blog, sim, mas não se for desagradável para as leitoras.
    Outra coisa que referiste, e muito bem, foi as reviews. Sou sempre muito honesta e gosto de testar bem as coisas quando vou fazer review, mas sei que muita gente ou não testa ou simplesmente diz que é muito bom quando nem deve ter gostado muito.

    Mas, mesmo assim, acho que as bloggers em Portugal estão a ganhar reconhecimento, e ainda bem!

    Beijinho*
    http://everythingfashion.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Finalmente alguém que me esclareceu :D
    eu por acaso gostava de ter alguns produtos patrocinados, e fazer publicidade a lojinhas online, mas o meu blog ainda não é propriamente conhecido, e nem sei como é que isso funciona. :/ Como fizeste com a sigma, querida? (podes responder por aqui que eu subscrevi por e-mail. :) )

    hugs&Chanel kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MJ eu já fiz um post sobre a Sigma. Podes ver aqui: http://lojinhadajanina.blogspot.com/2011/06/sigma-programa-de-afiliados.html

      beijinhos

      Eliminar